Natal Mágico

natalmagicoO Projeto Natal Mágico de Nova Canaã Paulista existe desde 2009, a partir de uma iniciativa da administração municipal, sob a coordenação do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

 

O desenvolvimento e confecção das peças são realizados por funcionários municipais, bolsistas, adolescentes do programa Ação Jovem, voluntários do Grupo da Terceira Idade e da comunidade.

 

A decoração natalina é toda produzida por meio do artesanato em garrafas pet, por isso, é considerada uma decoração ecologicamente correta, pois retira milhares de garrafas do meio ambiente.

 

Além de proporcionar a população canaense e visitantes vivenciar o clima de natal, este projeto desenvolve a cidadania, capacita para o mercado de trabalho, prepara os jovens para o trabalho em equipe e, principalmente, desperta a consciência ambiental.

 

Desde o primeiro ano de implantação do projeto, percebe-se que as festividades de Natal e Ano Novo tomaram sentido novo para a população, uma vez que o turismo cresceu na cidade, pois as visitas de familiares são maiores nessa época e com isso, a economia do município também se alavanca, pois o movimento em bares, lanchonetes e mercados cresce de maneira significativa.

 

Outro destaque do Projeto Natal Mágico é que com a decoração natalina e a movimentação da população e visitantes, implantou-se no município a realização de atividades culturais que antes não existiam, assim a população tem acesso a apresentações de artistas do município e região, tais apresentações são organizadas durante uma semana entre as datas de Natal e Ano Novo.

 

O Projeto Natal Mágico de Nova Canaã Paulista proporciona trabalho, renda, união da comunidade, famílias, consciência ambiental, acesso à cultura, turismo e reconhecimento político perante a sociedade, e por isso tem o total apoio da administração municipal que trabalha no sentido de que o projeto seja melhorado, aperfeiçoado com inovações e para que continue proporcionando todos estes e outros mais pontos positivos para o município e região.