Realizada a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

conferencia1
Na tarde da última terça-feira, dia 28 de Abril de 2015, no CCI de Nova Canaã Paulista, foi realizada a IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como tema: Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento contou com uma grande participação de adolescentes, entre eles, jovens beneficiários do programa Ação Jovem e membros do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Profª Maria Pilar Ortega Garcia. Além dos adolescentes, estiveram presentes vários pais, representantes da sociedade civil e dos órgãos públicos municipais que fazem parte da rede de proteção, entre eles, os membros do Conselho Tutelar.

Na ocasião foram discutidos de forma ampla e democrática cinco eixos:
1. Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes;
2. Proteção e Defesa dos Direitos;
3. Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes;
4. Controle Social e Efetivação dos Direitos;
5. Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Através desses eixos, os adolescentes, sociedade civil e pessoas do poder público, ali presentes, puderam discutir sobre a realidade do município e propor estratégias de organização e melhorias para os próximos anos no tocante aos direitos da criança e do adolescente.
Foi um momento rico em reflexão e propostas de ação para a garantia e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes de nosso município e a participação de todos foi fundamental!
Na quinta-feira, dia 23 de Abril de 2015 também foi realizada, com a participação das crianças do Projeto Espaço Amigo, a Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre seus direitos expostos através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobre a importância da participação em uma conferência.
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA agradece a participação de todos.
Veja mais fotos: