Dep. de Saúde realiza campanha de conscientização no “Dia D contra a capina química”

reunião santa casa 025
O Departamento Municipal de Saúde, através da equipe da vigilância sanitária, está realizando hoje, 20/10, juntamente com todos os municípios paulistas, o “Dia D contra a capina química”.
 
A capina química é um procedimento que consiste na utilização de produtos tóxicos para o combate de plantas que são consideradas prejudiciais ao homem. O uso indiscriminado dessas substâncias pode ser perigoso à saúde e ao meio ambiente.
A venda destes produtos não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aplicação indevida de herbicida, mesmo que em quantidades pequenas, pode causar envenenamento.
 
As crianças são as mais vulneráveis e sujeitas à intoxicação, sobretudo quando fazem uso de espaços públicos para brincar ou quando estão sentadas ao chão e levam à boca objetos e alimentos que foram contaminados com o veneno.
 
Os animais domésticos, como cães, gatos, cavalos e pássaros, também podem sofrer algum tipo de intoxicação — seja pela água que ingerem ou pelo consumo de capim, sementes e alimentos espalhados pelas ruas.
 
Veja mais fotos da campanha: