Secretária de Educação de Nova Canaã Paulista realiza a primeira reunião para elaboração do Plano de Ações Articuladas – PAR

017
A Secretária de Educação de Nova Canaã Paulista, Thaís Cristina Costa Moreira, coordenadora da equipe técnica local do PAR, realizou a primeira reunião com os novos integrantes nomeados para o período atual de quatro anos (2016-2019), visando o fortalecimento e a melhoria da qualidade da educação básica pública.
 
O Plano de Ações Articuladas – PAR foi concebido como uma ferramenta de gestão para o planejamento estratégico das políticas de educação, além de proporcionar um canal de comunicação permanente entre os estados, o Distrito Federal e os municípios com o Ministério da Educação. O PAR favorece as políticas educacionais e a sua continuidade inclusive durante as mudanças de gestão, constituindo-se como importante elemento na promoção de políticas de Estado na Educação.
 
O primeiro ciclo do Par abrangeu o período de 2007 a 2010, e o segundo ciclo de 2011 a 2014. Na etapa atual (2016 a 2019) os estados e municípios farão o diagnóstico da rede para com base em dados atualizados, elaborar o Plano de Ações Articuladas-PAR. Uma característica importante desse novo ciclo é que ele foi estruturado em consonância com o Plano Municipal de Educação (PNE); principal ponto de convergência das políticas públicas da educação brasileira para os próximos dez anos. O PAR importante instrumento de planejamento estratégico dos municípios e estados, trazendo políticas públicas de médio e longo prazo, para melhoria da educação no país, requer aprimoramento contínuo, com a colaboração de todos.