CONGRAPAR discute implantação de Usina de Tratamento de Lixo Coletiva.

O Prefeito de Três Fronteiras, Bim Belão, Presidente do CONGRAPAR – Consórcio Intermunicipal dos Rios Grande e Paraná conduziu uma reunião extraordinária com os municípios pertencentes ao Consórcio.
A principal pauta foi apresentar a proposta de construção de uma Usina coletiva de tratamento de lixo orgânico. Estavam presentes assessores de dois deputados estaduais; Carlão Pignatari – PSDB (Presidente da Alesp), Paulo Fiorilo – PT, dois deputados federais; Wanderlei Macris – PSDB e Fausto Pinato – PP, além do Secretário de Estado da Agricultura Itamar Borges (Deputado Estadual Licenciado MDB) que recebeu pedido de apoio a ideia da implantação da Usina que seria instalada em um dos municípios do CONGRAPAR.
Os municípios convivem com inúmeras dificuldades para o tratamento do lixo coletado como implantar aterros sanitários e por conta disso enfrenta problemas jurídicos dos órgãos reguladores como da CETESB e outros órgãos ambientais.
O Consórcio pretende buscar os investimentos financeiros do entes federativos e em contrapartida ofereceria a área de aproximadamente 2 hectares para instalação da Usina, que estaria avaliada entre R$2 a R$10 de milhões. Outro fator positivo será de atração de grandes empresas que poderiam se instalar na região, que exigem políticas públicas auto sustentável para o meio ambiente, gerando emprego e renda para a região.
O CONGRAPAR reúne os municípios de Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Clara d’Oeste, Nova Canaã Paulista, Rubinéia, Santa Rita d’Oeste, Aparecida d’Oeste, Mesópolis, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Jales, Marinópolis, Palmeira d’Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Populina, Santa Albertina, Santa Salete, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil. Diretoria do CONGRAPAR – Consórcio Intermunicipal: Presidente – Rubens José Belão (Três Fronteiras); Vice-Presidente – Vagner Hernandes (Santana da Ponte Pensa); Coordenadora Geral – Thaís Cristina Costa Moreira (Nova Canaã Paulista); Conselho Fiscal – Presidente – Reinaldo Savazi (Palmeira D’Oeste); 1º Secretário – Cisino Oliveira Leão (Pontalinda); 2º Secretário – Evandro Mura (Santa Fé do Sul).