Homenagem e entreguas de kit natalidade as gestantes participantes

A gravidez é um momento de alterações físicas e emocionais em que o casal confronta o medo e as expectativas de se tornarem pais. Na expectativa de aproximação e vinculo entre equipe de saúde e as futuras mamães a Secretaria Municipal de Saúde através da Enfermeira Responsavél pelo Programa de Saúde da Familia iniciou em fevereiro de 2024 o Curso para Gestantes: “Bem vindo bebê” com o objetivo de orientar e compartilhar trocas de experiências com as gestantes.
O curso iniciou -se no dia 15/02, foram realizados 4 Encontros Presenciais, que abordaram os temas:
• A Importância do Pré-Natal e os tipos de parto com a Médica Ginecologista Dra: Maria Thereza Sonego Cirne Piva;
• Saúde Bucal na Gestação e do bebê com a odontopediatra Dra. Silvia Carla de Carvalho;
• Alimentação saudável na gestação com a Nutricionista Fabiana Teixeira Ramos;
• Direitos das Gestantes com a Assistente Social Maria Cristina Florindo Cascarano Giacometti;
• Aspectos Psicológicos do Puerpério e Baby blues com as psicologas Rosangela de Oliveira e Mirelly Fernandes Roveri Noleto.
Este ano, o Curso teve um novo formato, onde após o encontro realizado com as psicologas as gestantes foram a orientadas ao agendamento para triagem e acompanhamento gestacional e púerperal, afim de evitar a Depressão perinatal, que inclui o período pouco antes do parto até meses seguintes.
No dia 15 de março, ocorreu o encerramento. Foi realizado uma homenagem e entregue as gestantes participantes o kit natalidade. Cada gestante foi recebida com um botão de rosas e uma homenagem.
Estiveram presentes no evento a secretária de saúde e a Prefeita Municipal Thais Costa.