A vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que vem sendo realizada pelo Departamento de Saúde, continua até o dia 22 de novembro, com mais um Dia D de mobilização nacional. A campanha foi lançada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no primeiro dia de mobilização, 8 de novembro.
O objetivo da campanha é manter elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa.
Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.
Nesta semana, o Departamento de Saúde também promoveu uma visita das gestantes do município à maternidade da Santa Casa de Santa Fé do Sul.
A visita é parte do Curso Preparatório para gestantes que é oferecido em Nova Canaã Paulista todos os anos.