O Departamento de Meio Ambiente realizou a instalação de lixeiras de coleta seletiva em todos os setores públicos e praças do município.
Muito se fala sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, como diminuir nossas ações prejudiciais e como tentar recuperá-lo. Um dos pilares para o sucesso na recuperação do nosso meio ambiente é a coleta seletiva de lixo.
Confira abaixo importantes itens que envolvem a coleta seletiva:
• A coleta seletiva auxilia na reciclagem de diversos tipos de materiais que seriam descartados em lixões e aterros;
• Os materiais são separados por tipos (plástico, papel, vidro, metais, orgânico, etc.), sendo, cada resíduo, destinado a um processo independente de reciclagem;
• Sem essa separação e coleta seletiva, não é possível reciclar nenhum material recolhido pelo serviço de coleta de lixo urbano comum das prefeituras.
• Os processos de reciclagem, de modo geral, geram novamente uma matéria-prima de qualidade para ser reutilizada e exige menos desperdício de água e energia;
• Com os materiais recicláveis em mãos, o homem não necessita retirar recursos na natureza;
• A coleta seletiva ajuda a aumentar a conscientização da população em relação ao consumo sustentável e a preservação do meio ambiente;
• Com a coleta seletiva todos os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, além de evitar a poluição das ruas e esgotos que podem causar enchentes e, consequentemente, grandes prejuízos aos cofres públicos e aos moradores das cidades.
Com base em todas essas informações, cidades do mundo inteiro estão estudando e implementando programas de coleta seletiva para aumentar seus índices de reciclagem e diminuir a quantidade de lixo em seus aterros.
É possível encontrar lixeiras de coleta seletiva nos prédios públicos, escolas e praças da cidade.
As lixeiras seguem um padrão de cores do CONAMA: o azul para papéis, vermelho para plásticos, verde para vidros, amarelo para metais.