A Cidade

cidade

História:

Nova Canaã foi fundada na década de 50, a 29 de junho de 1954, em terras adquiridas da CAIC, por Inork Conceição da Silva. As terras que formaram o perímetro urbano inicial, limítrofes à cidade, foram adquiridas na década de 40 pelo fazendeiro Stalamo, que com a parceria de dois outros fazendeiros adquiriu 6000 alqueires remanescentes das terras da antiga Fazenda Ponte Pensa.
Fundada a Vila de Nova Canaã, coube a José Francisco da Silva, conhecido como “Zé Chico”, a comercialização dos lotes que formaram o traçado planimétrico urbano.
As terras da área geográfica pertenciam então ao município de Santa Fé do Sul. Elevada à categoria de Distrito no dia 28 de fevereiro de 1964, por força da Lei Estadual 8092, e nesta ocasião delimitou-se a área distrital dentro do município de Três Fronteiras.
Nova Canaã emancipou-se por força da Lei Estadual 7664, de 30 de dezembro de 1991, e a instalação do Município efetivou-se em 1° de janeiro de 1993. Com a emancipação política, ocorreu a alteração do nome da cidade para Nova Canaã Paulista.
 

Padroeiro:

São Pedro (homenagem à data de fundação).
 

Localização:

O município está localizado no extremo noroeste do estado de São Paulo, na mesorregião de São José do Rio Preto e microrregião de Jales. Limita-se ao Norte com Três Fronteiras, ao Sul com Aparecida D’oeste, a Leste com Palmeira D’oeste e a Oeste com Santa Fé do Sul. Sua sede situa-se a 20° 37′ de Latitude Sul e 50° 95′ de Longitude Oeste.
 

Constituição Territorial:

A área do município foi delimitada em 124 Km², divididos em um bairro urbano (localizado na sede do Município), cinco bairros rurais (Bairro do Loro, Córrego do Engano, Córrego do Cervo, Córrego Nupeba e Córrego do Machadinho), além de um povoado denominado Socimbra.
 

Demografia:

Conforme dados do Censo 2010 (IBGE), possui população total de 2.114 habitantes, sendo 880 na zona urbana e 1234 na zona rural, contando com 1076 homens e 1038 mulheres. A densidade demográfica do município é de 16,99 hab./km².
 

Hidrografia e Clima:

Encontra-se na bacia hidrográfica do Tietê – Paraná. Clima tropical úmido com inverno seco.
 

Economia:

Baseada na agropecuária e na prestação de serviços.
PIB: R$ 29.4 mi.
PIB per capita: R$ 13.547,37
 

Administração:

A administração atual é constituída pelo Prefeito José Marcos Alves e sua vice-prefeita, Divina Gimenes Viana. A Câmara Municipal é composta por 9 vereadores.
 

Símbolos Municipais:

Instituídos pela lei nº 35 de 1993, ambos de autoria do heraldista e vexilológo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, são os seguintes:
 
O Brasão
 
brasao
 
 
 
Escudo ibérico, de goles, com uma faixa enxaquetada de ouro e sinople, acompanhada, em chefe, de duas chaves de ouro, passadas em aspa, os palhetões ao alto e meio sol, deste, movente da ponta. O escudo é encimado de coroa mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de sable e tem como suportes, à direita, um ramo de videira e à esquerda, um ramo de laranjeira, ambos folhados e frutados, ao natural. Abaixo, listel de goles, com o topônimo “NOVA CANAÃ PAULISTA”, de ouro.
 
 
 
 
 
 
 
 
A Bandeira
 
bandeira
 
Retangular, de amarelo, com um triângulo isóceles de vermelho, movente da tralha, carregado de um triângulo verde, sobrecarregado de um triângulo de amarelo e este do brasão de armas já descrito.
Tem 14 M (quatorze módulos) de altura por 20 M (vinte módulos) de comprimento. O triângulo vermelho tem a base coincidente com a tralha e 18 M (dezoito módulos) de altura. O triângulo verde, com a base sobreposta à do primeiro, tem 10,5 M (dez módulos e meio) de altura e o triângulo amarelo, ainda com idêntica base, tem 9,5 M (nove módulos e meio) de altura. O brasão de armas tem 5,5 M (cinco módulos e meio) de altura.